O Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2021, que foi divulgado na terça-feira, 28, revelou que os celulares são alguns dos objetos mais preteridos pelos criminosos. De acordo com o levantamento, 2.321 smartphones foram roubados por dia no Brasil em 2021. Isso significa que a cada hora, 97 aparelhos telefônicos foram furtados.
Em números absolutos, significa que 847.313 celulares foram levados dos seus proprietários por meio de assaltos. Comparando com o ano anterior, 2020, houve um aumento de 21.390 de ocorrências desse tipo.
O estado de São Paulo é o campeão desse tipo de crime. De acordo com o Fórum, 34% dos roubos de celulares que aconteceram no Brasil em 2021, foram no território paulista. Ao todo, houveram 289.461 registros de roubos e furtos de aparelhos telefônicos no ano passado.
Especialistas afirmam que os assaltantes estão cada vez mais propensos a levar os celulares das vítimas devido às informações que constam nos aparelhos. Além do valor do objeto, se tornou comum o armazenamento de dados bancários, documentos e informações de cunho pessoal.