Por Vera Sampaio
A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB), promove neste mês a campanha Junho Verde, que tem como objetivo realizar ações para uma agenda ambiental positiva e em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesse sentido, a pasta realiza atividades direcionadas aos munícipes e servidores públicos, por meio dos programas Saberes Ambientais, Refloresta Taboão, Plantar & Cuidar, entre outras ações.
A primeira atividade do Junho Verde ocorreu na quarta-feira, 01/06, com a realização do Módulo 1 do programa Saberes Ambientais, denominado Saberes da Coleta Seletiva. O encontro, direcionado aos servidores municipais do Parque das Hortênsias, tratou sobre a importância da separação de materiais recicláveis.
O programa Saberes Ambientais conta também com o Módulo 2 – Agentes da Agenda 2030, voltado para a capacitação de munícipes e servidores para um desenvolvimento sustentável.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Nílcio Regueira Dias, falou sobre as ações. “A Agenda 2030 é um pacto mundial proposto pela ONU para que os países que são signatários, como o Brasil, bem como todas as nações, se comprometam a trabalhar 17 objetivos em comum, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas. Nesse momento em que assumimos fazer a agenda da ODS em Taboão da Serra, no Governo do Prefeito Aprígio, buscamos maior participação dos setores da sociedade, incluindo munícipes, empresários, empreendimentos e servidores. Então, através do Junho Verde damos andamento a essa agenda, aplicada à nossa realidade, em busca de um mundo mais sustentável e justo para todos”, declarou.
A diretora do Departamento de Meio Ambiente, Ruth Ferreira, explicou que na prática, o Governo Municipal passa a monitorar continuamente as ações e programas de forma a contribuir com as metas e objetivos da ODS. “Há vários objetivos que a administração já está realizando e a gente vai seguir avaliando e aplicando novas estratégias para atingir os objetivos da Agenda 2030 e garantir educação de qualidade, acesso aos serviços de Saúde, universalização do saneamento básico e também buscar estratégias para o desenvolvimento econômico, assim como também o bom convívio entre a população, a natureza e o ambiente em que vivemos”, comentou.
No domingo, 05/05, Dia Mundial do Meio Ambiente, a SEHAB realizará uma ação no Parque das Hortênsias, das 10h às 16h, com distribuição de mudas, contação de histórias e pintura facial da fauna taboanense em crianças. Para receber a muda e o guia de plantio, basta levar documento oficial com foto e receber as orientações. O Parque das Hortênsias está localizado na Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção.
A ação com doação de mudas também acontecerá na Praça Nicola Vivilechio no dia 13/06 e no Atende – Pirajuçara (Estrada Kizaemon Takeuti, 1987) em 30/06, em ambas das (as) datas das 10h às 16h.
Programa Refloresta Taboão
No dia 07/06, no Largo do Taboão, haverá a primeira ação do programa Refloresta Taboão, que contará com ações sistemáticas de plantio de árvores nativas na cidade. O ponto foi escolhido devido a compensação ambiental em virtude da obra do novo terminal de ônibus Vai-Vem.
A segunda ação do Refloresta Taboão será em 14/06, das 9h às 12h, na Praça Jardim das Oliveiras, localizada entre as ruas Teófilo Ottoní e Eliza Maria da Conceição. Já a terceira ação será em 29/06, também das 9h às 12h, na Associação Jardim das Oliveiras (Av. Olímpia Thomaz de Aquino, 204).
Programa Plantar & Cuidar
Nos dias 09 e 10, a SEHAB em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUC) promoverá as primeiras atividades do programa Plantar & Cuidar na EMEF Profª. Therezinha Volpato Baro. No primeiro dia haverá a oficina de formação técnica “Arborização Urbana e Educação Ambiental” com a comunidade escolar. Já no segundo, das 9h às 12h, ocorrerá o plantio de 34 mudas de árvores frutíferas com os alunos.
A coordenadora de Educação Ambiental, Deyse Brumatti comentou sobre o Plantar & Cuidar. “ Em parceria com a equipe de Geoprocessamento mapeamos geograficamente todas as escolas, os cursos d’água e a vegetação urbana nesses locais. A partir desse mapa, surgiu o Plantar & Cuidar, um programa que nasce com o objetivo da gente fazer o plantio de árvores nativas e frutíferas na área das escolas e assim, tornar a nossa cidade e nossas escolas cada vez mais bonitas e agradáveis de se viver e conviver”, explicou.
O Plantar & Cuidar foi apresentado para diretores e vice-diretores de escolas e creches municipais em 27/05, durante o Encontro de Gestores da Educação, no Cemur.
As escolas interessadas em participar do Plantar & Cuidar podem se inscrever pelo e-mail meioambiente@taboaodaserra.sp.gov.br. A pasta realizará uma visita técnica na escola para avaliar o solo disponível e as espécies mais adequadas ao local. Posteriormente é realizada a oficina teórica sobre arborização urbana, com emissão de certificado, para falar a importância do programa. Depois é promovida a ação de plantio que envolve tanto quem participou do curso teórico, quanto os alunos.