Após dois anos de pandemia e o cancelamento de atividades presenciais, as tradicionais festas juninas estão de volta. Conhecidas por seus quitutes típicos e suas bebidas que esquentam, as quermesses reúnem pessoas de todas as tribos e costumam ser unanimidade entre os brasileiros. Para matar a saudade da festa típica, o Voz Diária separou três receitas de bebidas quentes e alcoólicas que costumam ser encontradas nas barracas coloridas e que podem ser reproduzidas em casa.
Vinho Quente
Falou em festa junina, pensou em vinho quente. A bebida doce que leva pedaços de fruta é uma das mais conhecidas e também adoradas pelo público. Com sabor forte de especiarias, maçã e abacaxi, a bebida é praticamente unanimidade entre aqueles que querem se esquentar nas noites frias das quermesses.
Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto suave
Suco de quatro laranjas
1 abacaxi inteiro cortado em cubos
3 maçãs cortadas em cubos
4 colheres de sopa de açúcar
Gengibre e canela à gosto
Modo de fazer
Para começar, jogue as 4 colheres de sopa de açúcar na panela junto com as especiarias. Quando ele estiver derretendo, já em ponto de caramelo, despeje o suco de laranja. Quando todo o açúcar se desprender do fundo e virar uma caldinha, entre com o vinho e as frutas. Deixe apurar por pelo menos 10 minutos. Se você gostar dele mais alcoólico, pode retirar. Caso prefira que o gosto do álcool fique mais fraco, deixe por mais tempo.
Choconhaque
Outra bebida muito encontrada em barracas de festas juninas é o choconhaque. Conhecido por seu equilíbrio perfeito no paladar, que não é muito doce e nem muito amargo, o choconhaque ganhou fãs nas quermesses espalhadas pelo país. Com poucos ingredientes, ele é rápido e fácil de fazer.
Ingredientes:
1 litro de leite
6 colheres de sopa de chocolate em pó
200g de chocolate meio amargo picado
2 ramas de canela
casca de laranja
conhaque a gosto
Modo de fazer
Em uma panela, leve todos os ingredientes, com exceção do conhaque, em fogo baixo. É importante ficar de olho para que o leite não levante fervura muito rápido e transborde. Quanto mais tempo ele permanecer no fogo, mais acentuado serão os sabores. Ao chegar no ponto desejado, acrescente o conhaque e conte 5 minutos até desligar o fogo.
Quentão
Ao lado do vinho quente, o quentão também é uma das bebidas mais procuradas e queridas das festas juninas. Feito com cachaça, bebida típica brasileira, o quentão também é conhecido pelo seu forte gosto de especiarias e também pelo seu teor alcoólico mais elevado.
Ingredientes:
3 xícaras (chá) de cachaça
2 xícaras (chá) de água
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 3 cm x 3 cm)
casca de 1 laranja
casca de 1 limão
canela e cravo a gosto
Modo de fazer
Leve em uma panela o açúcar, o gengibre e as especiarias. Quando o açúcar derreter e virar caramelo, acrescente as cascas de limão e laranja. Entre com a água aos poucos para que a crosta de açúcar se solte do fundo da panela.
Quando todo o fundo se desprender, adicione a cachaça e deixe ferver por aproximadamente 20 minutos.
Ao final, se quiser, adicione frutas de sua preferência picadas. As mais recomendadas são abacaxi e maçã.