O Museu do Ipiranga, conhecido pelos seus belos jardins e por abrigar a história da realeza brasileira, já tem data para reabrir. De acordo com o governo de São Paulo, após 9 anos fechado devido a uma reforma que revitalizou toda a sua estrutura, o espaço irá abrir novamente ao público no dia 7 de setembro.
A data, segundo o governo, foi escolhida em alusão a Independência do Brasil, que é comemorada no dia 7 e, neste ano, completa 200 anos.
O Museu do Ipiranga, que já foi visitado por milhões de pessoas, será entregue totalmente reformado. Apesar da sua história se manter viva, os visitantes contarão com muito mais acessibilidade e também terão à disposição um sistema de ar condicionado, o que manterá o ambiente muito mais confortável.
Entre as mudanças anunciadas também estão um auditório para 200 pessoas, duas entradas largas, café, loja temática e espaço educativo. Já os jardins, que tanto já foram pano de fundo de fotos, foram totalmente revitalizados.
Segundo os responsáveis pela obra, ele ganhou novo paisagismo e contará também com restaurante, infraestrutura para food bikes, além de modernização da iluminação pública. Outra novidade também são os equipamentos de acessibilidade e a reativação da tradicional fonte central.