IR 2022: prazo para entrega de declaração se encerra às 23h59 desta terça-feira, 31

 IR 2022: prazo para entrega de declaração se encerra às 23h59 desta terça-feira, 31

Imagem: Leif Linding @leiflinding

Encerra-se nesta terça-feira, 31, às 23h59, o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022. Quem não realizar a entrega do documento estará sujeito a sanções que vão desde aplicação de multa que pode chegar a 20% do imposto devido, até a implicações criminais.

De acordo com dados da Receita Federal obtidos na segunda-feira, 30, mais de 3 milhões de pessoas ainda não haviam prestado contas ao Leão.

Para quem está em falta com algum documento, entregar a declaração incompleta não significa que irá automaticamente para a malha fina. É possível entregar uma declaração incompleta à Receita para escapar da multa. Depois, é possível completar as informações em falta a partir de uma declaração retificadora, sem multa. A correção ou acréscimo de dados ficam disponíveis até cinco anos após a entrega da declaração.

Restituição

Também nesta terça-feira, 31, a Receita Federal paga o primeiro lote das restituições. O pagamento será feito por meio da conta bancária informada pelo contribuinte no momento da declaração.

Recebem nesse primeiro lote os contribuintes que possuem preferência no pagamento, sendo eles idosos, pessoas com deficiência e professores, além dos contribuintes que enviaram a declaração em março, ainda no início do prazo de entrega.

Veja o calendário de pagamentos das restituições do Imposto de Renda 2022:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Outras postagens