segunda-feira, março 31, 2025
spot_img

Anvisa sugere o uso de máscaras e distanciamento em aeroportos para adiar a chegada da varíola dos macacos

Com o crescente número de infecções da varíola dos macacos em todo o mundo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sugeriu que alguns cuidados sejam tomados pela população brasileira para adiar a chegada do vírus no país. De acordo com o órgão, o distanciamento e o uso de máscaras em aeroportos e aviões é importante para evitar a transmissão do monkeypox. Além disso, outra medida básica para evitar a sua disseminação é a higienização frequente das mãos.

Com a doença chegando em vários países do mundo, incluindo a vizinha Argentina, especialistas acreditam que é questão de tempo para que casos da varíola dos macacos sejam confirmados também no Brasil.

Transmitida por meio de contato próximo e trocas de fluidos corporais, a doença pode causar febre, dor de cabeça, exaustão e dor muscular. Além disso, há formação de feridas na pele que podem começar no rosto e se espalhar para outras partes do corpo, como é o caso dos pés e das mãos.

Em última atualização, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que, até o momento, mais 100 casos de varíola dos macacos já foram confirmados em pelo menos 16 países que não fazem parte do continente africano.

Outras matérias

Anúnciospot_img

Últimas notícias