Arthur do Val é cassado por unanimidade e perde direitos políticos por 8 anos

 Arthur do Val é cassado por unanimidade e perde direitos políticos por 8 anos

O deputado estadual Arthur do Val (União Brasil) teve o mandato oficialmente cassado nesta terça-feira, 17, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A votação, que contou com a participação de 73 deputados, foi unânime. Com isso, “Mamãe Falei”, como do Val ficou conhecido, perdeu os seus direitos políticos e ficará inelegível por 8 anos.

A cassação aconteceu após Arthur do Val ter os seus áudios com conteúdos sexistas vazados. Na época, ele estava em viagem tida como “humanitária” para auxiliar refugiados ucranianos que fugiram do horror da guerra travada contra a Rússia.

No conteúdo, que se tornou público, o ex-deputado afirmou em áudio que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”. A situação causou revolta em todo o país e também no exterior.

Diante disso, “Mamãe Falei”, que viria candidato ao governo paulista, acabou desistindo do pleito. Ele também chegou a renunciar o mandato em abril, o que foi visto como uma manobra para evitar a perda dos direitos políticos.

Outras postagens