Com a chegada do Dia das Mães, é natural que consumidores se preparem para ir às compras em busca de um presente e que lojistas reforcem as estratégias para ter um melhor fluxo nas vendas. No entanto, com a alta da inflação, esse não é o cenário esperado para esse ano. Muitos filhos deixarão de presentear suas matriarcas, enquanto outros, optarão por presentes bem mais baratos.
De acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em 2021, 58,6% dos consumidores presentearam suas mães. No entanto, neste ano, apenas 50% dos brasileiros irão comprar alguma coisa para ser entregue na data.
Segundo a pesquisa, 39,4% dos entrevistados pretendem gastar mais do que em 2021, enquanto 37,8%, esperam comprar um presente mais barato. A faixa de preço estipulada para 68,9% é entre R$50 e R$150.
Especificamente no Estado de São Paulo, 47,3% das pessoas que foram ouvidas pretendem presentear as mães, enquanto 34,1% disseram que a data passará em branco. Cerca de 18,6% ainda está decidindo se vai apertar ou não o orçamento para comprar alguma coisa.