Oportunidade imperdível para quem aprecia a arte. Até o dia 20 de junho, o artista Leandro Erlich tem suas obras expostas no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro de São Paulo. A exposição “A Tensão” reúne 16 obras do argentino, transformando os quatro andares do CCBB-SP, mais o subsolo, em uma reunião de ilusões de ótica e transgressão. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre para todas as idades.
Uma das principais ferramentas com que Leandro Erlich trabalha, é a curiosidade. É dentro desse escopo criativo que o artista coloca os visitantes como protagonistas de uma jornada incrível e instigante, para dizer o mínimo. Elementos como surpresa, estranheza e adaptação estão presentes e surpreendem aqueles que estão dispostos a compreender mais a fundo a genialidade e o que é apresentado pelo argentino nessa mostra. Aliás, é importante lembrar que o nome A Tensão não é dado por acaso.
Você vai se deparar com obras inusitadas. Uma sala de aula fantasma com alunos incomuns, nuvens encapsuladas, um elevador que inverte os ambientes externos e internos, ou uma janela que leva para um jardim, porém com o seu reflexo aparecendo de forma cruzada. Isso sem falar na sua obra mais famosa, chamada A Piscina, que coloca o espectador em uma piscina ilusória, em que observa, lá do fundo, o mundo acima dele. É esse ambiente que busca favorecer o frio na barriga, a atenção e, é claro, a tensão.
No Brasil, a exposição já passou pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte, locais em que foi recebida com sucesso. Quando apresentou o seu trabalho à imprensa, em São Paulo, Erlich deixou claro que público, o espaço e as obras estão em permanente diálogo.
“O trabalho que um artista faz é 50% [da obra]. Os outros 50% se referem a participar, a interpretar e refletir [sobre a obra]. A mensagem está aí e necessita do espectador. Se não tem uma pessoa dentro da piscina, não tem piscina: tem apenas um buraco, água. A ativação de tudo depende do público. O público é também ator e intérprete [da obra]”, disse.
A Tensão permanece em cartaz até o dia 20 de junho. Mais informações e o agendamento de visita podem ser conferidos no site no Centro Cultural Banco do Brasil, clicando aqui.
Serviço
Exposição “A Tensão”, de Leandro Erlich
Entrada gratuita.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil, em Sâo Paulo
Período: 13 de abril a 20 de junho
Ingressos: eventim.com.br
Classificação indicativa: Livre
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo – SP. Acesso ao calçadão pela estação São bento do Metrô.
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 19h, exceto às terças-feiras. Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228. Valor de R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB. Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
“Conforme decreto municipal, Nº 60.989 DE 6 DE JANEIRO DE 2022, é obrigatória a apresentação de comprovante com, no mínimo, duas doses da vacina contra COVID-19.
O guarda-volumes está funcionando: Use somente o indispensável para sua visita.
Não é permitida a entrada nas salas e obras da exposição portando mochilas, sacolas ou malas. Evitem o uso de bolsas com dimensões superiores a 50 cm x 60 cm x 10 cm (LxAxP).
Visitação à piscina, até 8 pessoas por vez com 1 minuto e meio para fotografias. Parte superior da piscina não é acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
ATENÇÃO: Os ingressos serão liberados todas as sextas feiras às 12h para a semana seguinte. Planeje sua visita com pequena quantidade de pertences.